segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Viajando com a ajuda da internet

Texto de Stella Dauer, Yahoo Tecnologia.

A internet deixou tudo mais fácil. Tudo mesmo. Até aquela viagem de final de semana ou aquele supermochilão pela Europa ficaram mais simples com o advento da rede. Agora, milhões de pessoas podem deixar dicas de locais que visitaram, portais, pesquisam em instantes os melhores preços de passagens aéreas e sites no melhor estilo Web 2.0 te ajudam a planejar no mínimos detalhes a sua viagem.



Se você ainda não sabe para onde vai viajar, pode começar por sites que dão dicas dos melhores lugares. Uma pesquisa básica no WikiTravel deve ajudar, já que milhares de pessoas atualizam os mais de 2 mil guias disponíveis sobre países no mundo todo. Sabendo inglês, você pode conferir o world66, que apresenta aproximadamente 80 mil artigos sobre 20 mil destinos, escritos por viajantes reais.



Quer conhecer mais sobre um local antes de ir? Consulte o 360 cities, que mostra imagens em 360º de alguns pontos turísticos. E para se aprofundar mais, você pode assistir a vídeos feitos por outros viajantes no Travelistic e no geobeats. Se preferir escutar, pode baixar MP3 de guias de turismo em áudio no MP3 Travel.

Mas caso você queira opiniões mais sinceras sobre cidades, atrações turísticas e os serviços de hotéis antes de escolher o local da sua diversão, poderá contar com as inúmeras redes sociais especializadas para viajantes que apreciam contar suas aventuras, postar fotos e dar sugestões de locais que nem sempre os canais maiores conhecem.



Esse é o caso do WAYN e do Matador, espécies de "orkuts" internacionais de viagens. Para compartilhar mais sobre o Brasil acesse a rede social Viajamos. Nova, ela reúne brasileiros apaixonados pelo país que criam fóruns e comunidades, além de postar fotos apenas sobre viagens nacionais.



Uma vez escolhido o lugar é hora de encontrar os melhores preços de hotéis, pacotes turísticos e passagens aéreas. No Brasil, temos vários sites que oferecem serviços de busca bem completos, como o Decolar, o Submarino Viagens e o Viajanet. Seguir o perfil do Twitter @passagensaereas e acompanhar o blog Melhores Destinos garante ficar por dentro de ofertas relâmpagos a preços muito baixos.



O governo brasileiro possui o VaiBrasil, que facilita a divulgação de pacotes turísticos dentro do país. Mas se você curte mesmo o exterior, pode buscar boas oportunidades no Trip Advisor e no Mobissimo. Ofertas de hospedagens em hotéis lá fora podem ser pesquisados facilmente no Hotelbook e no Booking.



Costuma levar malas gigantes e acaba nem utilizando tudo? Sempre esquece o passaporte, o visto ou nem sabe como tirar esses documentos? Alguns sites compartilham instruções que podem ser muito importantes para o marinheiro de primeira viagem e para os esquecidos.



Visite a seção Prepare-se da Folha e o estrangeiro OneBag para dicas de como fazer as malas, viajar com animais, quais países exigem vacinas e de como ficar numa boa com qualquer problema que aconteça no aeroporto.





Hospedagem em hotéis de luxo e pacotes turísticos com guias chatos não te agradam? Você é do tipo que gosta de colocar uma mochila nas costas e passar meses conhecendo um país ou continente, os chamados mochilões? Você não está sozinho na grande rede! Sites como o Mochileiros e o BootsnAll Travel fornecem tudo o que você precisa saber para fazer uma dessas viagens, contando com a ajuda de outros entusiastas desse tipo de turismo sugerindo roteiros, equipamentos e até companheiros de viagem.



E para não gastar com hotéis, o site Hostel World tem uma lista de hostels (locais mais simples que hotéis, muito parecido com albergues, que cobram diárias modestas) para você escolher, e o site Albergues ensina como tirar a carteirinha essencial para hospedar-se nesse tipo de acomodação no Brasil e no mundo.


Planeje tudo online

Cadernos e agendas podem ser esquecidos dentro de táxis, em quartos de hotéis, em museus e em qualquer outro lugar. Um descuido e pronto, lá se foi todo o roteiro que você passou dias preparando para visitar. Para evitar essa dor de cabeça, a internet está cheia de ferramentas online que permitem o planejamento de uma viagem completa, acessível de qualquer lugar do mundo.



A parada é dura, pois existem muitos sites dispostos a ajudar no planejamento, mas as nossas indicações ficam com o Unlike, que, além de mostrar locais inusitados onde você estiver de passagem também possui aplicativo para o iPhone, facilitando a sua vida. O Dopplr também sugere locais e dá um atlas social para usar no iPhone, além de funcionar como rede social.



Quando a viagem é em grupo, você pode ter a ajuda do Groople ou do triporama. Ambos permitem o envio de convites para os participantes, que podem ajudar na pesquisa de locais e na montagem do mapa a ser analisado. O Lonely Planet e o IgoUgo também são ótimas pedidas.



E no melhor estilo mapa, você pode contar tudo o que passou por meio de fotos em sites como o Schmap e EveryTrail. Os dois oferecem aplicativos para o iPhone e dão acessos a mapas que ajudarão a não se perder no caminho. Crie mapas e compartilhe com os amigos no Tagzania e rotule fotos que aparecem para todo o mundo no TripNTale e no Grapheety.



Aproveite também os serviços do Flight Stats que mostra em tempo real a situação de vôos mundiais, e do ePassportPhoto, site que ajuda a deixar uma foto no tamanho ideal para o passaporte.



Para consultar um atlas de qualidade na internet, basta utilizar o Atlas, da Fresh Logic Studios; e para encontrar um ponto de internet em aeroportos pelo mundo acesse o atlarge.

Conte para os outros




Se você visitou um local e amou, ou se foi a algum lugar e achou pavoroso, compartilhe! Graças à sua informação e a de muitos outros, será possível escolher os melhores lugares para ir e aproveitar. Com o auxílio de sites como o FourSquare, o Gowalla e o Loopt, você pode marcar os locais onde esteve e escrever algo interessante e útil sobre lá, além de ganhar pontos ao compartilhar isso com os amigos e até encontrar alguém que esteja no mesmo local que você.


Fonte:Yahoo Tecnologia.

Nenhum comentário: