quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fome na madrugada: dez opções 24 horas para você correr após a balada ou quando sua fome apertar

Texto de Leonardo Filomeno (site Guia da Semana).

Foto: Getty Images



Acabou
de sair tarde do trabalho, ficou na balada até a madrugada ou está em casa, a altas horas, de barriga vazia? Com as mudanças da rotina do cotidiano, as grandes metrópoles tiveram que se adaptar ao estilo de vida 24 horas para atender as pessoas que não vão para a cama após a novela. Para essas ocasiões, é hora de apelar para os estabelecimentos que nunca fecham as portas e passam a chave.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou alguns points de São Paulo e Rio para apreciar uma massa, um hot dog ou mesmo uma pizza a qualquer hora. Confira abaixo!

São Paulo

Pasta & Vino

Os boêmios que apreciam a culinária italiana e um bom vinho elegem o restaurante como o preferido da madrugada. O espaço começou a funcionar 24 horas depois que os ladrões arrombaram e furtaram a casa. Para evitar isso, os proprietários José Antônio e Pedro Paulo Trombetti decidiram deixá-la aberta durante 15 dias, até o fim da reforma das portas. O movimento foi intenso nesse período e eles adotaram o novo horário. A casa oferece porções fartas de delícias como canelone de ricota, capelete de carne, e nhoque de batata. O restaurante também faz entregas.

Endereço: Rua Barão de Capanema, 206 - Cerqueira Cézar
Telefone: (11)3081-8747/ 3062-7542

Bar & Lanches Estadão

Um dos pioneiros no atendimento 24 horas, o bar ganhou esse nome devido a sua proximidade ao prédio que abrigou até os anos 70 a redação do jornal Estado de S. Paulo. O veículo saiu da região, mas o nome do estabelecimento permaneceu, transformando-se no "point" dos madrugadores do Centro Velho paulistano. O carro chefe da casa é o famoso e tradicional sanduíche de pernil, atraindo pessoas de todos os tipos.

Endereço: Viaduto Nove de Julho, 193 - Centro
Telefone: (11) 3257-7121


Black Dog

Duas salsichas, maionese, milho, vinagrete, cheddar, requeijão, batata palha, purê, queijo parmesão ralado, molho curry e orégano. O Black Dog turbo é o tradicional lanche que faz o sucesso dos baladeiros de plantão. Em nove anos, a barraquinha de Leandro Neves, na Joaquim Eugênio de Lima, se transformou em uma rede com duas lojas próprias e nove franquias. O segredo para o sucesso foi oferecer lanches grandes, rápidos, com opções diferenciadas e que funciona 24 horas. Há ainda seis tipos de salsicha - carne suína, defumada, picante, condimentada, frango e soja. Além do dog, a casa também oferecer hamburgueres e completa o cardápio com sorvetes, açaí, sucos, refrigerantes e cerveja. Somente a loja da Paulista fica aberta durante período integral.

Endereço: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 612 - Cerqueira Cézar
Telefone: (11) 3283-4544


Foto: divulgação/ Black Dog


Galeria dos Pães

O misto de cafeteria, padaria e mercearia da região dos Jardins, a Galeria dos Pães não fecha em nenhum dia na semana. É um dos espaços prediletos para os que estão em busca de saciar a fome sem limite de horário. Como destaque, o menu oferece sanduíches com nome de pintores e ícones da história, como Picasso (salmão defumado, molho rose, queijo estepe e alface americana), Da Vinci (hambúrguer de salmão, queijo gruyére, alface e tomate) e Portinari (filé de frango, queijo prato, maionese, tomate, alface). Também oferece bufês de cafés da manhã.

Endereço: Rua Estados Unidos, 1.645 - Jardim América
Telefone: (11) 3064-5900


Joaquin's

Surgiu com uma pequena loja de apenas três funcionários e um balcão de atendimento com capacidade para 20 banquetas. Uma das primeiras hamburguerias de São Paulo, a casa ficou consagrada pelo seu Cheese Salada, Beirute e o Milk Shake, recebendo cerca de quatro mil pessoas por final de semana. A lanchonete funciona de segunda a sexta, até às 5h da madrugada; sexta de sábado, até às 6; e domingo, até às 3h. O serviço delivery está aberto até às 23h.

Endereço: Rua Joaquim Floriano, 163 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3168-0030


Rio de Janeiro

Restaurante Demoiselle

Fixado no terceiro piso do terminal 1 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Restaurante Demoiselle atende tanto a passageiros e visitantes quanto quem queira matar aquela fome da alta madrugada em um ambiente seguro. No menu, opções como o Espaguete à Carbonara, Bacalhau à Portuguesa, Steak à Osvaldo Aranha, além de pizzas, sopas e saladas.

Endereço: Avenida 20 de Janeiro, s/nº - Galeão
Telefone: (21) 3398-3517


Bar Cabidinho

Reinaugurada em meados de 2009, a casa ressuscita o conceito 24 horas na cidade e atrai a boêmia inveterada. O local conserva a decoração estilo botequim, com piso quadriculado e grafites. O destaque fica por conta da variedade de petiscos, lanches e bebidas disponibilizadas. São 40 opções de sanduíches, a maior parte feitos com pão de leite macio, acompanhado de batatas fritas ou saladas. Já nos petiscos, a indicação é a porção de mussarela de búfala crocante com molho de tomate sem pele e carne seca com alho poró.

Endereço: Rua Paulo Barreto 65, Botafogo
Telefone: (21) 2539-8737

Foto: Getty Images


Pizzaria Guanabara

Com chope gelado e mesas de alumínio na varanda, a Pizzaria Guanabara é o porto seguro para os notívagos de plantão. No salão interno ficam as pessoas que gostam de comer em um ambiente familiar. A casa funciona à noite inteira e conta muitas vezes com a presença de artistas e celebridades. No balcão, é possível pedir fatias de mussarela, marguerita, calabresa e portuguesa para acompanhar o chope gelado. O segredo da pizza está na massa, que leva creme de leite ao invés de água.

Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 1228 - Leblon
Telefone: (21) 2294-0797


Café Ubaldo

Neste espaço é possível folhear uma revista enquanto consome um café, a qualquer hora do dia ou da noite. Criado para homenagear o escritor e imortal João Ubaldo Ribeiro, localiza-se no segundo andar da livraria Letras & Expressões, em Ipanema. No ambiente, a trilha sonora vai dos clássicos do jazz americano à nossa Bossa Nova. Se o papo é o menu, as indicações são o Trio Mineiro - três pães de queijo recheados com presunto de Parma e tomate seco - e o sanduíche poesia, de queijo brie e geléia de damasco na baguete.

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 276 - Ipanema
Telefone: (21) 2247-8737


Restaurante Nova Capela

Tradição da boemia carioca, o bar e restaurante Nova Capela funciona desde 1923, atendendo até altas horas da madrugada os seus frequentadores. O público é eclético, e a casa é conhecida por seus pratos exóticos, como a carne de javali. O mais solicitado da casa é o cabrito com arroz de brócolis, mas para quem não estiver com tanta fome, a recomendação é pedir meia porção.

Endereço: Avenida Mem de Sá, 96 - Lapa
Telefone: (21) 2252-6228


Fonte: Guia da Semana.

Nenhum comentário: