quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Embalagens Sustentáveis:


A Vapur é uma garrafa de água flexível feita para caber na mochila, mala ou até mesmo no bolso quando vazia. Ela pode ser enrolada e guardada com facilidade, é reutilizável e feita com um polímero ultra-resistente livre de Bisphenol-A.

Seu plástico resistente permite que ela seja levada à lava-louças sem problemas ou congelada. Basta deixar um pouco de água no congelador à noite e no outro dia acrescentar água e beber ela fresquinha no trabalho.

A capacidade é de 473 ml. O produto também vem com um mosquetão que pode ser colocado de maneira simples, para facilitar o transporte.

Quando cheia, ela permanece em pé sozinha, mas a princípio pode ser complicado beber sem espirrar nada. Vejam video com as crianças se divertindo com isso:

Vejam o video com a demonstração do produto:

Fonte:

http://vapur.us/home.php

http://revistapegn.globo.com/

As embalagens da linha de maquiagem da Natura Aquarela entram no mercado com uma inovação no seu material. A base das embalagens são feitas de uma mistura de materiais sintéticos (polipropileno) e orgânicos (casca de madeira), uma formulação inédita em produtos brasileiros que diminui o impacto ambiental no meio-ambiente, produzido pela Rexam.

Além disso as embalagens de Natura Aquarela recebem mais brilho e transparência. Os cartuchos ganharam cores e design especial com ilustrações modernas da produção cultural feminina brasileira. As embalagens primárias passam a ter a cor champagne e todos os produtos recebem uma decoração (renda/flor) como ícone deste novo momento da linha.

A praticidade também está presente nas embalagens da linha, como no pó compacto que contém um generoso espelho para facilitar a maquiagem e nas tampas transparentes que ajudam a visualização da cor do produto.

Fonte:

http://www.webpackaging.com/

http://www.rexam.com/brazil/index.asp?pageid=1

http://scf.natura.net/aquarela

Uma nova embalagem para produtos de limpeza junta a durabilidade com a conveniência de um recipiente reutilizável. Parte do plástico reciclado utilizado (30%) é de pós consumo.

Fabricado pela RPC Containers Llantrisant, proporcionou a marca Aquo uma solução de embalagem resistente trazendo uma redução do consumo de embalagem e de resíduos.

Aquo é uma linha de produtos de limpeza de superfícies por Kilrock Products, que oferece uma única diferença: o pulverizador de gatilho pode ser recarregado e reutilizado graças à uma cápsula solúvel em água, que libera o seu poder de limpeza, uma vez dissolvido.

A estimativa com a alateração da embalagem é de uma redução em 20 vezes da produção de resíduos e embalagens. Além da redução de emissão de carbono pela redução da embalagem e por ser mais leve. Economia de água na produção do produto. A embalagem foi projetada para ser reutilizada até 20 vezes.

Para que o ciclo se complete a embalagem é produzida localmente, no Reino Unido.

Fonte:

http://www.envapack.com/

http://www.rpc-llantrisant.co.uk

http://www.kilrock.co.uk/

A acessibilidade é um dos pontos fundamentais da sustentabilidade que ainda é pouco discutido. Nós não somos todos iguais, alguns tem necessidades especiais e se deparam com dificuldades. E na hora de desenvolver um produtotudo deve ser pensado.

No Brasil começamos a ter um avanço. Uma nova norma da Anvisa publicada no Diário Oficial da União no final de 2009 irá mudar as embalagens de medicamentos. Os fabricantes terão de seguir novas regras como a obrigatoriedade do nome do remédio em braile nas caixas, além da inclusão de informações sobre conservação e prazo de validade do produto após a abertura. O objetivo da medida é tornar os rótulos de medicamentos mais claros e úteis à sociedade.

Um projeto conceitual da designer Andrea Zeman conseguiu através de efeitos táteis, como formas e texturas, uma diferenciação de produto para os deficientes visuais.

Através de entrevisas com cegos, ela percebeu que uma das grandes dificuldades era na hora de usar os temperos. Conversando com eles seguiu alguns critérios que facilitaria a sua diferenciação que são essas.

Formas diferenciadas – A forma é muito importante. Os cegos acabam desenvolvendo uma sensibildade muito grande no tato e conseguem detectar as mínimas diferenças.

Texturas – É tão importante quanto a forma.

Texto Braille – É a maneira mais fácil e mais lógica para diferenciar as embalagens.

Orientação espacial – a embalagem não deve ficar limitada apenas a uma parte de uma área para chamar a atenção na gôndola. Ela deve ser capaz de se movimentada e guardada em qualquer lugar.

As embalagens de temperos foram separadas em 3 grupos – mediterrâneo, oriental e o de sal e pimenta. Para cada grupo foi feito uma forma diferente. O sal e a pimenta se difenreciam através de texturas). Juntos, eles criam formas com yin e yang.

Cada tempero tem o nome em braile em local adequado para não haver confusão sobre o qual é tempero em que embalagem.

Fonte:
http://www.behance.net/AndreaZeman/

Mais sobre design acessível
http://www.designacessivel.net/

A rede de Ecoblogs fez um desafio concorrendo à uma bicicleta dobrável Dahon Eco 1 para reciclar um post deles acrescentando mais coisas.

O que eu escolhi foi do cartão da agência Tátil feito com embalagens de TetraPak. O lado prateado leva as informações do cartão e o lado colorido, o logo da marca. Os próprios funcionários levam diariamente à empresa suas embalagens recicláveis para produzir os cartões.

A idéia rendeu à Tátil o prêmio IDEA (International Design Excelence Awards), nas versões nacional e internacional.

Sempre fiquei em busca de uma cartão de vista que me identificasse e que transmitisse conceitos de sustentabilidade. No final do ano passado criei um feito com carimbo.

A ideia é que o cartão não fique limitado a um só tipo de papel, podendo usar até mesmo o papel que esteja disponível na hora.

O primeiro foi carimbado em papel reciclado da Romitec 100% reciclado (sendo que 30% de pós consumo e 70% de pré-consumo) sem utilização de cloro para branqueamento.

Não fui a primeira a produzir um cartão com essa idéia, apesar de pensar nela desde 2005, mas só agora consegui produzir.

A Fisher Portugal teve uma ideia parecida. Ele é um carimbo que pode ser aplicado em qualquer pedaço de papel. Só achei que eles poderia ter explorado mais a parte gráfica do carimbo.

Já a Sassen Design conseguiu um efeito bem legal explorando a tipografica da marca.

Jamie Wiek criou um modelo bem original. Basta molhar o cartão que em quatro dias já começa a brotar, dando forma à figura do cartão.

Fonte:
http://www.ecoblogs.com.br/2010/01/19/cartao-de-visita-feito-de-embalagem-tetrapak/

A americana Ecologic Brands desenvolveu uma garrafa sustentável de produtos líquidos.
Ela é compostável e recicláveis e já está a venda em lojas selecionadas da rede Whole Foods nos EUA.

A casca exterior da garrafa é feita de papelão corrugado reciclado que foi termoformadas em um recipiente rígido utilizando a mesma tecnologia das caixas de ovos.

O forro interno é uma bolsa fina de PEBD que é reciclável e fácil de se adaptar às inovações dos bio plásticos. O plástico fica mais fácil de ser separado do que nas caixinhas de Tetra-Pak

A primeira empresa a testar a nova embalagem é a Straus Family Creamery. Ela é uma das empresas mais respeitadas de laticínios orgânicos nos EUA, conhecido pela sua gestão ambiental forte e base de consumidores leais.

Esse piloto conduzirá para uma maior implantação da embalagem para outras categorias de alto volume de embalagem como suco, vinho, produtos de limpeza e detergentes para a roupa.

Fonte:
http://www.sustainableisgood.com

http://www.ecologicbrands.com/index.html

A Method Home é uma empresa norte-americana especializada na fabricação de produtos de limpeza doméstica com formulações amigas do meio ambiente. Já falei um pouco dela neste post. A empresa sempre se destacou por seu design e por seus produtos amigos do meio ambiente.

Agora eles lançaram mais um novo produto onde sua embalagem é destaque. É o detergente de roupas líquido com tecnologia Smartclean™, que chega ao mercado.A embalagem diferenciada, com pump handheld e utiliza uma nova fórmula patenteada para entregar uma força de limpeza notável com apenas ¼ de dose de uma marca convencional.

A embalagem tem um sistema pump de dosagem que oferece o produto em uma quantidade precisa. O novo design permite fácil dispensing do detergente diretamente na máquina. Além disso, para criar melhor experiência ao usuário, o design diminui a incidência de superdosagem ou o enchimento da tampa mais do que o recomendado. A superdosagem pode levar ao excesso de água de sabão que pode afetar a roupa e a máquina lavadora.

A embalagem reciclável é produzida com 50% de material plástico reciclado. Além disso, a Method recebeu o primeiro certificado Cradle to Cradle para detergente de lavanderia, em reconhecimento a formulação segura, design de embalagem verde e processo de fabricação.

Fonte:

http://methodlaundry.com/

http://www.pack.com.br/

O grupo Arrasta-Lata, da ong Projeto Arrastão, usa a música para conscientizar os seus espectadores sobre a problemática da poluição.

Criado em 1999, o grupo é formado por 40 crianças e adolescentes que desenvolvem diversas ações dentro da organização, além de realizar apresentações externas. Estas crianças têm aulas de percussão, dança e confecção de instrumentos, além de reforço escolar, informática, educação ambiental e atividades culturais.

O objetivo do programa é levar o tema meio ambiente de uma forma lúdica, sem esquecer de dar uma formação intelectual e cultural aos integrantes do grupo. O maestro Júlio Medaglia e o ministro da Cultura Gilberto Gil são alguns dos personagens que já se apresentaram com o grupo.

Vejam o video do grupo:

Fonte:
http://www.arrastao.org.br/cultural_arrastalata.html


Este projeto teve como base o desenvolvimento de um produto novo focando na reutilização de resíduos de óleo de cozinha coletados por clientes, funcionários e parceiros para a produção de um sabão mais sustentável e com melhor custo para o cliente. Os ganhos são:

  • Conscientização e engajamento de clientes, funcionários e parceiros para a separação e destinação correta de resíduos de óleo de cozinha;
  • Criação de um processo de logística reversa para os resíduos de óleo de cozinha coletados nas lojas participantes;
  • Utilização de 20% de óleo de cozinha reciclado para a fabricação do produto;
  • Aumento na disponibilidade de pontos de coleta de resíduos de óleo vegetal nas lojas Walmart;
  • Oferecimento de um produto mais sustentável e com preço 20% menor para o consumidor.

Esse projeto não apresentou nenhuma melhoria em embalagem, apesar de todas as outras empresas do Projeto End-to-Endo do Walmart terem se preocupado com isso. Estranho pois o produto deles deveria ser referência em embalagem. Além de não ter tido nenhuma melhoria para a sustentabilidade na embalagem, o design gráfico é horrível e confuso. Eles ainda tem muito trabalho pela frente.

Vejam o video de apresentação:

Fonte:
http://www.walmartbrasil.com.br/imprensa/releases_interna.aspx?id=1035

Este projeto de melhoria teve como foco as campanhas de educação ambiental para comunicação aos consumidores do conceito de produto concentrado e as melhorias ambientais decorrentes da concentração do produto como a utilização de menor quantidade de recursos naturais e conseqüentemente, a redução das emissões de gases de efeito estufa e da geração de resíduos. O projeto desenvolvido pela Unilever alcançou os seguintes resultados:

Embalagem:

  • 63% de redução do consumo de papel na caixa de papelão utilizada no transporte e distribuição do produto;
  • 37% de redução do consumo de plástico para a produção da embalagem;

Outras alterações:

  • redução no consumo de energia para produção e transporte de produto;
  • redução no uso de água na formulação do produto;
  • 37% de redução da quantidade de resíduo sólido no pós-consumo.

Vejam o video de apresentação:

Fonte:
http://www.walmartbrasil.com.br/

Design Rex Design:
http://www.rexnet.com.br/

Nenhum comentário: