quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Metrô, como seria se fosse levado a serio.

O transporte publico carioca é atualmente a grande vergonha da nossa cidade, e o maior entrave para o desenvolvimento urbano sustentável. A sua completa ausência é o maior catalizador para a favelização da cidade, que continua a pleno vapor. E cada vez mais ficamos presos em enormes engarrafamentos, resultantes da cultura de cada um por si (cada um em seu próprio automóvel). Mas o Rio de Janeiro já teve um sistema de transporte organizado e moderno. No começo do Seculo passado diversas linhas de Bonde cruzavam a cidade e os seus restos podem ser vistos em diversos cantos. O mais obvio é o Bondinho de Santa Teresa, a única linha que não sucumbiu ao desmonte do sistema, e provavelmente somente porque é um marco Turístico da cidade. Mas é possível ver os trilhos desse sistema de transporte em varias vias da cidade; quando o asfalto começa ter buracos e crateras um pouco da história volta a aparecer. Jogamos fora o bonde pelos ônibus. Muitos ônibus, tanto que ninguém sabe ao certo quantas linhas há circulando pela cidade. Hoje em dia a situação é extrema, certas vias da cidade são compartilhadas por mais de cem linhas de ônibus. Temos tantas porque não há integração, ou seja, paga-se toda vez que se troca de Ônibus. E portanto cada um quer um ônibus que saia da porta de casa e atravesse a cidade INTEIRA. Felizmente o Prefeito atual e o Governador estão implantando aos poucos o Bilhete Único, o que certamente será um avanço na qualidade do serviço de Transporte Publico, mas não basta. Precisamos de mais, e numa cidade do porte do Rio de Janeiro precisamos de um verdadeiro transporte de massa, que é o Metrô. A história do Metrô não vou contar aqui, basta dizer que para o tamanho da cidade o nosso Metrô é absolutamente insuficiente. Os projetos originais nunca foram postos em pratica e a sua expansão continua se dando a passos de tartaruga. Aliado a isso decisões mais politicas que técnicas, como é o caso da Linha 1A (em detrimento do Projeto original que levaria a Linha 2 à Carioca através da Cruz Vermelha).
O mapa abaixo (ou nesse link com mais detalhes) é um mero exercício de criatividade doque eu julgo ser o minimo que o sistema de transporte ferroviário (Metrô + Trem) deveria ser. E estes dois modais deveriam ser um só, permitindo total integração. O que esta ai, nesse meu “sonho” resolveria muitos dos problemas de transporte da cidade. Todos os principais pontos turísticos seriam cobertos, e também haveria grande capacidade para o transporte pendular (de trabalhadores indo e vindo das periferias para a área central).
E poderíamos ter um sistema dessa magnitude caso não tivesse faltado vontade politica durante os ultimo 50 anos. Deixo aqui como mensagem a todos: Pensem no que vocês querem do Metrô daqui a 20 anos. Porque os planos atuais que estão sendo postos em pratica não estão levando em conta planejamento de Longo Prazo. A Linha 1 tem que ser circular, e a Linha 4 Deveria se expandir ate a Urca e ate o Recreio. Opinem nos comentários dessa matéria, o que você acha?


View O Metrô Ideal in a larger map


Fonte: Blog Caos Carioca.

Nenhum comentário: