sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Por que se chama Mourisco parte de Botafogo?

Texto produzido pelo Diário do Rio de Janeiro.

O blog Rio Antigo é realmente ótimo. Ontem o blog me resolveu uma grande dúvida que tinha, porque Botafogo tem um sub-bairro chamado Mourisco. De acordo com o Rio Antigo se deve a um Pavilhão Mourisco (um exemplo que ainda pode ser visto é a Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos ou a Basílica do Imaculado Coração de Maria no Méier) que havia onde hoje é o Centro Empresarial Mourisco.

O prefeito Pereira Passos, no início do século XX, e com seu plano modernizador da cidade construiu a Avenida Beira Mar para ligar o Centro do Rio a Zona Sul (começava na Av. Chile ia até a Praia de Botafogo) mandou construir para marcar o fim da avenida o Pavilhão Mourisco, com projeto do arquiteto Alfredo Burnier para funcionar como café e restaurante, a decoração foi realizada pelo italiano Orestes Sercelli que também foi responsável pela decoração da Igreja Matriz em São Paulo.

Pavilhão Mourisco No pavilhão, inaugurado em 1907, além do restaurante e café, funcionava um teatro infantil, o Teatrinho de Guignol. com exibição de títeres e marionetes e um ringue de patinação. O lugar rapidamente entrou na moda mas em 1920 já tinha saído.

Em 34 virou a Biblioteca Infantil do Distrito Federal, por iniciativa da poetisa Cecília Meireles. Em 1937, durante o Estado Novo, o local é fechado por conter livros de conotações comunistas. era o perigosíssimo “Aventuras de Tom Sawyer”, de Mark Twain. Acabou se tornando um ponto coletor de impostos.

E o progresso, sempre esta desculpa, acabou por destruir um edifício belíssimo, em 1952 é demolido durante a administração João Carlos Vidal para dar espaço para o Túnel do Pasmado.

Pavilhão Mourisco 3 O pavilhão, diz o Rio Antigo, era coberto por cinco cúpulas douras, tinha duas escadas de mármore que davam acesso às varandas do primeiro pavimento. Nas colunas ao lado das entradas e no teto decorado liam-se numerosas inscrições árabes. A Revista de História complementa com mais detalhes:

…era de planta retangular e tinha em cada extremo uma torre hexagonal que se erguia sobre esbeltas colunas de inspiração árabe, lembrando o Pátio dos Leões da Alhambra de Granada, na Espanha. Cada torre tinha uma cúpula dourada em forma de bulbo. No corpo central despontava uma torre maior, que, assim como as outras, acabava com elementos de metal coroados com a meia-lua. As cúpulas eram cobertas de cerâmicas com reflexo metálico, o que produzia um efeito brilhante sob a luz do sol. Lembravam outras cúpulas produzidas pela arquitetura islâmica, como a da mesquita Al Askari, em Samarra (Iraque), erguida em 1905 – talvez inspiração para o projeto carioca. Sobre o corpo central de alvenaria surgia uma armação metálica, com terraços sustentados por colunas de ferro fundido.

As cerâmicas e os azulejos artísticos que revestiam e decoravam toda a parte externa eram importados de Valência, na Espanha…

Em cada lado das torres havia portas verticais que terminavam em arco de ferradura, e nos corpos laterais, os três acessos tinham forma de ferradura apontada. No alto da entrada principal apareciam, escritas em árabe, as palavras “Café Cantante”.

Pavilhão Mourisco 4 Três grandes terraços destinados ao café ficavam na parte frontal e nas laterais, com duas escadarias de acesso, acompanhadas por postes para a iluminação noturna do exterior. Em todas as aberturas havia vitrais de cores que provocavam, no salão interior, belos efeitos de luz. Nele funcionava o restaurante, que contava com quatro torres como salões reservados. Elementos arabescos – com formas de folhas, flores, frutos e cintas – de várias cores cobriam paredes, colunas e teto. O interior da cúpula central era sustentado por quatro colunas centrais com apliques de luz elétrica. Do teto pendiam várias luzes de sete lâmpadas. O piso era feito em parquê, com peças de madeira paralelas. A cozinha, a copa e o bufê ficavam no térreo, sendo os fregueses servidos por meio de um elevador duplo instalado no meio do salão…


Fonte: Blog Diário do Rio de Janeiro e Rio Antigo.

Nenhum comentário: