terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes (Prefeitura do Rio)

Vivo diariamente uma tortura psicológica enquanto espero pacientemente o ônibus chegar, isso porque ele não tem um horário definido e demora em média de 1 a 2 horas. Uma informação que eu aprendi a muito custo é que, dependendo a infração cometida, primeiramente devemos reclamar na própria empresa de ônibus (é importante anotar o n° do carro / ou placa, horário e dia da ocorrência) solicitar o n° do protocolo da reclamação registrada, para ir acompanhando os resultados. Se nada for feito (e tendo os números das solicitações não atendidas em mãos; anote também o dia, a hora e o nome de quem você falou) podemos reclamar diretamente com a Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura do Rio. Coloquei abaixo as informações da ouvidoria e um link para saber as infrações a que estão sujeitos essas empresas e profissionais.

:: Os telefones e endereços das principais empresas de transporte do Rio (capital) podem ser obtidas no site http://www.rioonibus.com/ em "Fale com as associadas".

Secretaria Municipal de Transportes.
Ouvidoria da SMTR:
Um canal de comunicação dos municípios com esta Secretaria. Aqui você participa da administração da cidade do Rio. Faça suas solicitações, sugestões, comentários e reclamações. Criação: De acordo com o Decreto "N" Nº 19455, publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 01/01/2001 . Início: 05 de fevereiro de 2001 - Resolução Nº.1073 de 02 de fevereiro de 2001.
Funcionamento: Dias úteis, das 10:00h às 16:00h.
Competência::: Atuar como um canal receptor das demandas dos usuários, resguardando o sigilo das informações;:: Encaminhar as demandas aos órgãos competentes, com vistas às soluções cabíveis;:: Fomentar, integrar e responsabilizar as unidades administrativas da Secretaria Municipal de Transportes, no sentido de agilizar os procedimentos, na busca da melhoria contínua na prestação de serviços;:: Resgatar a imagem do serviço público, através de um atendimento ágil e de qualidade;:: Buscar a constante melhoria de suas práticas, exercendo-as com independência e autonomia.
Atendimento: A Secretaria Municipal de Transportes possui serviços de atendimento à população que estão disponíveis através doDisque Transportes: 2286-8010, das 7h às 19h, dias úteis ou pela Internet através do site da Ouvidoria da Prefeitura: http://www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/ouvidoria.htm

:: Código Disciplinar: Saiba quais são as infrações a que estão sujeitos os profissionais e empresas de transporte de passageiros.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/smtu/ (último acesso em 26/10/08).

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