quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mistérios rondam as pedras do Rio…

Posted: 16 Oct 2008 04:59 AM PDT. Diário do Rio de Janeiro. Por André Delacerda

Rio é uma cidade fantástica. Além das inúmeras histórias reais, como as de aventureiros que aqui vieram desbravar estas terras; batalhas pela posse do território; intrigas na corte; dentre outras. Pode-se também encontrar coisas intrigantes e misteriosas. Algumas delas, bem ao nosso lado.
Não se trata somente de lendas. Mas também de algo composto por monumentos reais – pedras com estranhos formatos.
Muitos acreditam que as figuras encontradas nas pedras são obras de civilizações antigas – vikings, fenícios, egípcios -; de visitantes do espaço. Quem sabe dos lendários Atlantis.
O certo é que estas elevações aguçaram a curiosidade de D. João VI, D. Pedro I e II, do Instituto de Historia e Geografia Brasileiro e de Carlos Lacerda.
Quem ao passa pela auto-estrada Lagoa-Barra já não se vislumbrou com a esfinge esculpida na Pedra da Gávea – 842 metros acima do mar. O maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Ou estando em Copacabana, e ao olhar para o Pão de Açúcar, não viu a pedra formando uma cabeça que olha para o mar – esta me lembra um moai gigante, uma das famosas estátuas misteriosas da Ilha de Páscoa-. Tem também a Íbis esculpida na mesma montanha do Pão de Açúcar e que pode ser vista por quem passa pelo Aterro do Flamengo.
O fato é que existe algo muito misterioso e intrigante nestes monólitos.
A história oficial fala de portugueses descobrindo as terras do sul do Atlântico, e encontrando aqui somente os povos indígenas. Porém existem teorias e muitos acreditam nelas – inclusive eu -; que falam da visita de povos antigos as terras brasileiras, muito antes de os portugueses aqui chegarem. Uma das mais famosas argumenta sobre a chegada dos fenícios ao Rio. Outras falam de romanos, vikings, egípcios e até maias.
Sobre a Pedra da Gávea, além de se poder ver claramente o rosto esculpido na mesma. Pode-se também ver um outro rosto inacabado voltado para o lado sudeste; sem falar nas enigmáticas inscrições e desenhos na pedra, que estudiosos afirmam ser fenícias, inclusive há documentos antigos que já falam das inscrições.

Uma tradução destas inscrições feita por um arqueólogo diz:
“Em 856 AC Badezir assumiu o lugar de seu pai no trono real de TYRO”.
Outros fatos estranhos que rondas a Esfinge são: as estranhas aparições de luzes. Algumas pessoas também dizem ter avistado seres estranhos – talvez guardiões da esfinge ou extraterrestres -. Tem o caso de dois mergulhadores que ao explorar uma caverna submarina no sopé da montanha perderam o sentido e foram parar no alto da Pedra da Gávea. O certo é que algo muito misterioso ronda aquela Pedra e certamente nos traz uma série de indagações.
O Pão de Açúcar também guarda mais um mistério. Quero na verdade dizer dois. Como falei acima, a pedra lembra um moai gigante – se for um moai, é pura sorte do Rio, pois dizem que os moais da Ilha de Páscoa faziam parte de um cinturão energético que protegia a ilha.
Imaginação a parte. Convido a você quando estiver na praia de Copacabana ou na Pedra do Arpoador, para que olhe e veja se a pedra do Pão de Açúcar não parece mesmo a estatua de pedra mencionada.
Existem relatos de que um mergulhador encontrou as patas de pedra e inscrições submersas deste rosto do Pão de Açúcar e que estas foram traduzidas por Ladislau de Souza Melo e Neto, então diretor geral do Museu Nacional do Rio de Janeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e catedrático em ciências naturais. As inscrições traduzidas, assim diziam:
“Somos filhos da terra de Canaã. Sobre nós pesa a desventura e a maldição. Em vão invocamos os nossos deuses; eles nos abandonaram e assim morreremos desesperados. Hoje é o décimo aniversário do infausto dia em que chagamos a estas margens. O calor é atroz, a água é podre, o ar cheio de repugnantes insetos. Os nossos corpos estão cobertos de chagas. Ó deuses, ajudai-nos! Tiro, Sidon e Baal“.
Há um outro mistério que cerca o Pão de Açúcar. A Íbis esculpida, que de acordo com a luminosidade é vista com mais nitidez. Sendo a melhor hora para a observação pela manhã. Neste horário, pode-se avistar uma sombra na cavidade da pedra, com cerca de 120 m de altura, formando a silhueta de um pássaro pernalta. O certo é que existe de fato uma parte da pedra do Pão de Açúcar que parece ser esculpida e inclusive serve de abrigo em escaladas.
Depois de termos aguçado a nossa imaginação. Deixo cada um de vocês, tentando decifrar tais segredos, seja através de estudos ou de especulações.
O certo é que o Rio, além de ser uma Cidade Maravilhosa, também é uma Cidade Misteriosa… Quiçá um grande sítio arqueológico a céu aberto.
Fotos: Pedra da Gávea por neveszerg ; Íbis do Pão de Açúcar por J. P. Caminha .

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/diariodorio/~3/kKPx1C6MBmk/

Mais uma matéria interessante do Blog Diário do Rio de Janeiro. Eu sou fã deste blog e recomendo. Vale fazer uma visita para conhecer. Sei que vão gostar tanto quanto eu. Um abraço.

Nenhum comentário: