segunda-feira, 10 de novembro de 2008

RMA e Ministério do Meio Ambiente promovem semana dedicada a Mata Atlântica

Por Fabrício Ângelo, em 9/11/2008.

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), juntamente com o Ministério de Meio Ambiente, realizam no Jardim Botânico do Rio de Janeiro a Semana Nacional da Mata Atlântica.
Serão três dias de debates sobre políticas públicas para a conservação e preservação do bioma. Um dos temas de destaque será a questão do clima e as ações prioritárias a serem colocadas em prática para a amenização dos efeitos das mudanças climáticas em curso.
Estarão presentes o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco e a coordenadora geral da RMA, Elizete Siqueira.
Segundo a ex-coordenadora geral da RMA e membro da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi) de Santa Catarina, Miriam Prochnow, a semana da Mata Atlântica tem sido um evento muito importante nos últimos anos. Em cada edição são colocados na pauta os assuntos mais atuais e que tem implicação direta com a conservação dos seus remanescentes. “A semana também sido uma oportunidade de intercâmbio entre os mais variados setores que atuam no Bioma”. Além deste intercâmbio o evento também tem sido uma oportunidade para o anúncio de medidas governamentais importantes. “Para esta edição a esperança é que se anuncie a publicação do decreto de regulamentação da Lei da Mata Atlântica e também algumas Unidades de Conservação que se encontram na Casa Civil já há algum tempo”, disse Miriam.
Mais de 70 ONGs estarão representando os 17 estados brasileiros inseridos no Bioma da Mata Atlântica. Para Tiago Sartori, diretor executivo da Associação Ambientalista Copaíba, de São Paulo, a Semana da Mata Atlântica tem grande importância como instrumento para fortalecer o movimento ambientalista em prol do bioma. “Nesses dias, a troca de experiências e conhecimentos é constante entre os representantes das ONGs de todo o país, tanto nos diálogos e reuniões oficiais quanto nos momentos informais.”
Para ele, participante pelo quarto ano consecutivo, a Semana da Mata Atlântica representou o fortalecimento da organização, “além de ser essencial para a formação de uma rede de contatos da ONG e o estabelecimento de apoio com diversas outras organizações do país”, afirmou.
Durante o lançamento do livro vermelho da fauna ameaçada, o ministro Carlos Minc ressaltou a preocupação com o bioma, alvo de grande pressão antrópica, “estaremos lançando diversos programas de proteção a Mata Atlântica durante estes dias, pois sem dúvida é o bioma mais ameaçado”, finalizou.

Mais informações e inscrições : Núcleo Mata Atlântica e Pampa – NAPMA/SBF/MMASEPN 505 – Bloco B Ed. Marie Prendi Cruz – Sala 401Brasília – DF - (61) 3105-2072. elainebastos@mma.gov.br / dilmamenezes@mma.gov.br

A RMA
A Mata Atlântica é considerada Patrimônio Nacional pela Constituição Federal. Inicialmente cobria 15% do território brasileiro. Hoje em relação à área original do bioma, restam aproximadamente 8% de remanescentes de vegetação primária. É considerado o segundo bioma mais devastado
A Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica (RMA) foi criada em 1992 durante a Rio – 92 por 46 ONGS. Hoje são mais de 300 filiadas nos 17 estados onde o bioma está presente. A instituição tem como objetivo a defesa, preservação, conservação e recuperação da Mata Atlântica através da promoção de intercâmbio de informações de mobilização, da ação política coordenada e do apoio mútuo entre as instituições.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA MATA ATLÂNTICA:

16/11 – Assembléia RMA

09h00 – Assembléia Geral RMA (só para filiadas)
12h00 – Almoço
13h00 – Mini – curso da captação de recursos
16h00 – Encerramento
17/11 – Encontro Nacional da Mata Atlântica
09h00 – Abertura do Encontro Nacional da Mata Atlântica* Ministro Carlos Minc, com presença de autoridades do governo federal, estadual e representantes da sociedade civil.
10h00 – Mesa 1: Conjuntura atual e ações para a Mata Atlântica* Lei da Mata Atlântica e ações do governo federal para a Mata AtlânticaCom Maria Cecília Wey de Brito, secretária SBF/MMA e Elizete Sherring Siqueira, Rede de Ongs da Mata Atlântica
* Políticas e ações do estado do Rio de Janeiro para a Mata AtlânticaCom André Ilha, presidente IEF/RJ
* Políticas e ações do ICMBio para a Mata AtlânticaCom Rômulo Mello, presidente
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Mesa 2 – Gestão territorial de áreas protegidas* Unidades de conservação , corredores e mosaicos na Mata Atlântica, Reservas da BiosferaCom João de Deus Medeiros, Diretor DAP/SBF , Luis Paulo Pinto, Diretor PMA/CI e Clayton Ferreira Lino, RBMA.
15h30 – Intervalo
16h00 – Mesa 3 – Projetos Demonstrativos da Sociedade Civil* PDA – Resultados e liçõesCom o Coordenador do PDA/PPG7/MMA
18/11 – Seminário sobre o Programa Mata Atlântica
09h00 – Apresentação da programação do dia
09h15 – Abertura oficial do seminárioCom Maria Cecília Wey de Brito, secretária SBF/MMA
09h30 – Apresentação da proposta “ Programa Mata Atlântica”Com Bráulio Dias, DCBIOS/SBF/MMA e João de Deus Medeiros, DAP/SBF/MMA
10h30 – Intervalo
10h45 – Apresentações das ações de parceria no Programa Mata Atlântica
13h00 – Intervalo para almoço
14h30 – Trabalho em grupos regionais
16h00 – Intervalo
16h30 – Apresentação dos trabalhos dos grupos
17h00 – Próximos passos
17h30 – Encerramento do seminário

Fonte: Ascom RMA.

Nenhum comentário: