sábado, 8 de novembro de 2008

Disque-Pneu faz coleta de pneu usado para reciclagem

Uma iniciativa da SEA e da Rio Coop 2000 (Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem), o Estado do Rio de Janeiro deu partida em um programa de reciclagem de pneus usados. Lançado em novembro de 2007, com apoio dos postos da BR Distribuidora, o Disque-Pneu serve não só para limpar o meio ambiente, mas também para combater um dos grandes criadouros do mosquito transmissor da dengue.
O descarte inadequado de pneus usados é prejudicial ao meio ambiente. Além de foco de doenças, os pneus entopem cursos de água, provocando enchentes, e quando queimados – prática comum na Zona Oeste da capital e na Baixada Fluminense –, aumentam a poluição atmosférica.
Recolhidos pela Rio Coop 2000, os pneus têm agora como destino a reciclagem, dando origem, dentre outros usos, a solas de sapatos, dutos de águas pluviais, tapetes para automóveis, pisos industriais e asfalto-borracha, que é mais resistente, flexível e absorve melhor a poluição sonora provocada pelo tráfego de veículos.
Um caminhão da Rio Coop 2000 percorre o Rio de Janeiro fazendo a coleta de pneus usados em pontos previamente agendados. Basta ligar para o Disque-Pneu, no telefone (21) 2573-4412 e 3105-7703.

Participe dessa ação de cidadania e conscientização!


Fonte: Superintendência de Qualidade Ambiental

Nenhum comentário: