sexta-feira, 26 de março de 2010

Código de barras mede frescor dos alimentos

Criado por designers chineses, o Fresh Code resolve o problema de quem não tem o dom de reconhecer a qualidade dos vegetais

por Redação Galileu

Pode ser uma péssima ideia para donos de supermercados, mas um novo conceito de código de barras pode facilitar a vida de todas as pessoas que fazem compras - ainda mais a dos principiantes. Uma equipe de designers chineses criou o Fresh Code, um sensor inteligente que não deixará você voltar para casa com um alimento estragado.


Com o design de um código de barras, a invenção mede se um vegetal está bom para ser consumido ou não. O Fresh Code é colocado nas frutas, legumes e verduras e, de acordo com o tempo e o frescor dos alimentos, o gráfico desenhado nele vai sumindo. Quando desaparecer completamente, indica que o produto não deve mais ser consumido e o melhor é jogá-lo fora.
A criação de Sisi Yuan, Yiwu Qiu, Lei Zhao, Qiulei Huang, Lijun Zhang e Weihang Shu é, ainda, apenas um conceito. Nada foi divulgado sobre sua utilização no comércio. Mas será ótimo quando os vegetais vierem com data de validade em forma de código de barras, hein?

Nenhum comentário: