domingo, 27 de julho de 2008

Tecnologia ajuda deficientes a descobrir a Biblioteca Nacional.

Eu fiquei muito contente quando participei do curso de apresentação desses aparelhos para os funcionários da BN e estava louca para mostrar para vocês. Com a reportagem fica bem mais fácil. Mesmo que a matéria mostre pouca informação sobres os recursos, vale como divulgação.
Posso acrescentar algumas coisas, como que uma das máquinas é um scanner e lê página por página, transformando em som ou em braile (é fantástico!); tem computador que lê a página da base de dados para cegos; para pessoas com baixa visão, há um computador que mostra a letra com tamanho 60 vezes maior para a leitura, etc.
E outra coisa, não dá para ler jornal aqui, não se pode entrar com material impresso. Na matéria eles pegaram um jornal para o Sr. porque ele disse ser o sonho dele, mas isso tiraria o propósito de facilitar o acesso ao acervo de Obras Gerais da BN, né? Pena que o Vasco empatou, mas na condição atual a notícia até foi boa, pelo menos não perdeu ... rsrsrs (brincadeirinha) .
Voltando ao assunto (...) São equipamentos inéditos, não existe outra biblioteca no país com esse tipo de equipamento.
Se conhecerem pessoas com necessidades especiais (visuais, em seus diversos graus crônicos) e que queiram conhecer este universo literário de que sou apaixonada, divulgem. Só avisem que é preciso agendar, porque os equipamentos comportam um número limitado de pessoas.
Esses equipamentos estão limitados ao setor de Obras Gerais.
A Biblioteca Nacional está agendando para os horários de 10h às 17h se segunda à sexta.
Inclusive, além de consultar esses equipamentos a pessoa pode usar a impressora de braile. Pois de acordo com a nova lei para deficientes visuais a obra pode ser disponibilizada em braile.
Para nós pode ser uma boa discussão para as aulas de ética, sobre direitos autorais. Mas está na lei, então se pode fornecer uma cópia do livro em braile para o portador de necessidade visual.

Mas enfim, uma iniciativa maravilhosa em prol da acessibilidade! !!

Chega de papo, coloquei a matéria abaixo.

Obs.: Informações para agendamento: 2220-3100 / 3095-3895 ou pelo e-mail:
dioge@bn.br . www.bn.br (site da Biblioteca Nacional). O tempo de consulta, por máquina, limitado a duas (02) horas.

____________ _________ _________ ____________ _________

Tecnologia ajuda deficientes a descobrir a Biblioteca Nacional

Um dos acervos mais preciosos do país está ao alcance de todos. Graças a uma novidade tecnológica, deficientes visuais agora podem ler qualquer um dos milhares de livros da Biblioteca Nacional.

Imagine estar pertinho de nove milhões de livros na maior biblioteca da América Latina e não ter acesso a nenhum deles. “A gente fica sabendo das coisas só por ouvir e não por ler. Sempre preciso de alguém para me auxiliar”, revela a massoterapeuta Kelly Cristina da Silva. O adeus à dependência veio com a ajuda da tecnologia. A máquina, agora à disposição dos leitores da Biblioteca Nacional, é simples. Basta pôr o livro nela e todas as palavras são automaticamente traduzidas para o braile. Um gesto pequeno, mas capaz de transformar a escuridão em um mundo de descobertas. “Isso é toda a vida do deficiente visual atualmente. É a comunicação e a integração dele com o mundo”, conta Maria Beatriz Gonçalves. “Isso aqui democratiza o acesso para as pessoas de baixa renda. Então, eu acho que é uma coisa realmente auspiciosa e inovadora para os deficientes de todo o tipo”, declara o presidente da Biblioteca Nacional Muniz Sodré. Há, ainda, um espaço reservado para cadeirantes e para deficientes físicos com um teclado especial para quem não têm uma das mãos. O computador tem todo o vocabulário da linguagem de sinais. Em um outro aparelho, as letras ficam 60 vezes maiores para pessoas com baixa visão. É o caso do encadernador Giovanni Nunes da Silva. Acostumado com as dificuldades, ele tem um desejo que faz parte da rotina de muita gente: ler um jornal, de preferência, com boas notícias. “A gente sempre quer alguma coisa, quer utilizar da melhor forma possível o resíduo visual que temos. Agora, melhorou muito e dá para procurar noticia do Vasco”, afirma o jovem.

Fonte:
http://rjtv. globo.com/ Jornalismo/ RJTV/0,,MUL70046 3-9101,00- TECNOLOGIA+ AJUDA+DEFICIENTE S+A+DESCOBRIR+ A+BIBLIOTECA+ NACIONAL. html
(clique no link para ver o vídeo da matéria).

Nenhum comentário: